terça-feira, 17 de agosto de 2010

“O Céu é meu teto, a Terra é minha pátria e a Liberdade é minha religiã




Há uma lenda, passada de geração a geração, que diz que o povo cigano foi guiado por um rei e que se instalaram em uma cidade da Índia chamada Sind onde eram muito felizes. Mas em um conflito, os muçulmanos os expulsaram, destruindo toda a cidade e, desde então, foram obrigados a vagar de uma nação a outra.A hipótese mais aceita sobre a origem do Povo Cigano é que esta se deu na civilização da Índia Antiga, talvez dois ou três milênios antes de Cristo.

Depois de vagarem pelas Terras do Oriente, os ciganos invadiram o Ocidente e espalharam-se por todo o mundo. Essa invasão foi uma das únicas na história da humanidade que foi feita sem guerras, dor ou derramamento de sangue.




LIBERDADE


"Nós ciganos só temos uma religião:A liberdade. Em troca dela renunciamos à riqueza, o poder, à ciência e a sua glória.Vivemos cada dia como se fosse o último.Quando se morre, se deixa tudo: um miserável carroção ou um grande império.E nós cremos que naquele momento é muito melhor termos sido ciganos do que reis. Não pensamos na morte. Não a tememos, eis tudo.O nosso segredo está em gozar a cada dia as pequenas coisas, que a vida nos oferece, e que outros homens não sabem apreciar:uma manhã de sol, um banho na nascente, o olhar de alguém que nos ama. É dificil entender estas coisas, eu sei. Cigano, se nasce. Gostamos de caminhar sob as estrelas. Contam-se coisas sobre os ciganos. Dizem que lêem o futuro nas estrelas, e que possuem o filtro do amor. As pessoas não crêem nas coisas que não sabem explicar. Nós, ao contrário não procuramos explicar as coisas nas quais cremos. A nossa vida é simples, primitiva. Basta-nos ter o céu por telhado, um fogo para nos aquecer, e as nossas canções, quando estamos tristes."


Nenhum comentário:

Postar um comentário